Páginas

domingo, 5 de agosto de 2012

minha, nossa odisséia


"Minha, nossa odisséia" foi um vídeo-instalação que improvisei para compor junto com uma cena que apresentei na oficina “nossa odisséia”, realizado pelo cena contemporânea (festival internacional de teatro de Brasília). Pela manhã do dia 24 de junho, antes de iniciar a oficina, eu estava andando pelas super quadras de Brasília pisando em folhas secas, quando pensei que pisar em folhas secas poderia ser um vídeo-dança interessante. 
No segundo dia da oficina tínhamos que apresentar uma cena que abordassem trajetórias, percursos, caminhadas, travessias pessoais, qualquer coisa que girasse em torno de trajetórias. Logo eu me lembrei da ideia do dia anterior de pisar em folhas secas e da sonoridade que aquela ação me causava. 
Fiz o vídeo em menos de uma hora e meia num dia com muito vento. O vento foi fundamental para compor a atmosfera que eu queria. A minha ideia era captura a minha trajetória de caminhada até a UnB e como eu aumentava esse percurso pisando em folhas secas, e ainda como a cidade me influência compor essa caminhada. 
A edição do vídeo foi muito rápida pelo pouco tempo que eu tinha para fazê-lo. Chamei uma amiga minha para operar a câmera já que eu iria aparecer na tela. Ela não tinha experiência nenhuma com operação de câmera e não deu muito tempo para familiarizá-la com a operação. Mas como era um vídeo experimental para compor junto com minha cena e pelo pouco tempo de realização o resultado acabou sendo bem produtivo.
Eu levei quatro objetos que apareciam na minha cena, uma carta mais linda que ganhei que não tinha sido escrita para mim, vários barquinhos de papel, um desenho com a trajetória da minha casa até a universidade desenhado no ônibus e o vídeo-instalação acima. 
Talvez o vídeo fora do contexto da cena na faça muito sentido e na verdade nem quero que ele vá para esse lugar de um entendimento universal. Acho que ele é isso mesmo, um pedacinho de mim, um pedacinho do meu olhar sobre o meu percurso na minha vida. É uma tecnologia externa a mim que possibilita visualizar um pouco dos meus deslocamentos pela cidade de Brasília.  

Um comentário: